Você foi vítima de golpe ou fraude..! Veja o que fazer.
Se você estiver certo de que aquela não é mesmo uma movimentação autorizada, entre em contato imediatamente com o banco para que a instituição tome as devidas providências, como bloquear temporariamente o acesso à conta, cancelar o cartão de débito ou emitir alertas para outras empresas.
Peça um número de protocolo para comprovar o seu contato. Em casos graves, que envolvem grandes somas de dinheiro, pode ser uma boa ideia formalizar o aviso à empresa a partir de uma carta registrada, por exemplo.
Constatada a fraude, é expressamente recomendável que você guarde extratos e outros documentos que comprovem a movimentação indevida e registre um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima fornecendo o máximo possível de detalhes às autoridades.
Se houver prejuízo financeiro, normalmente cabe ao banco ressarcir o cliente ou realizar o estorno, no caso de cartão de crédito. No entanto, a instituição pode alegar que a responsabilidade pelo ocorrido é do usuário. Em situações como essa, é necessário procurar orientações de entidades de defesa do consumidor ou mesmo a Justiça.
Para te ajudar a evitar situações do tipo, preparamos algumas dicas de prevenção contra golpes e fraudes bancárias pela internet.
- Sempre verifique o endereço do site do banco antes de utilizá-lo;
- Cuidado com e-mails falsos, SMS e mensagens de WhatsApp em nome do banco
- Cuidado com mensagens ou contatos telefônicos que pedem dados pessoais
- Evite acessar o internet banking a partir de computadores públicos
- Do mesmo modo, não acesse a sua conta bancária a partir de redes Wi-Fi públicas
- Proteja o seu computador, smartphone ou tablet
- Use apenas os aplicativos móveis oficiais do banco
- Não passe a tabela de códigos ou números de tokens a ninguém
- Monitore a sua conta com extratos via e-mail e avisos por SMS
- User o botão "Sair" ou equivalente ao encerrar o uso do internet banking
Comentários (0)
Deixe um comentário